No momento, você está visualizando Proclamação Real nº 03/25 – 4º ano da 700ª Olimpíada

Proclamação Real nº 03/25 – 4º ano da 700ª Olimpíada

Diarchía tīs Spártīs

Póli-Krátos – Akrópoli ton Thronon

 

O Diarca Ágis V de Ágide, Pai Fundador da Pólis, Rei de Esparta, Senhor do Trono de Póllux, Príncipe do Peloponeso, Duque de Rümmingen, Conde dos Ágidas, Barão de Redange e de Sonthofen etc, Ceryx de Atena Chalkioikos e Zeus Ouranios, defensor perpétuo da Cultura Helênica e dos Costumes Espartanos, sob os auspícios dos arquétipos do Sagrado Panteão – e sob o regime da 1ª Tyrania desta Era Espartana, decretada pela Sagrada Resolução Diárquica nº 01/24 do 4º ano da 700ª Olimpíada, observando o 8º  artigo da Grande Retra – e, assim, em nome de nossa mais amada  S.M.R. Diarca Khesia I Euripôntide, Pitonisa do Eurontes, Senhora do Trono de Castor, Ceryx de Apolo Amyklaios e Zeus Lakedemon -, faz saber que é a vontade da Acrópole e seus tronos, conforme as prerrogativas legais constantes no 11º artigo da Grande Retra Restaurada, pelo bem da Pólis, neste início da Era de Mnemosine, decretar e ordenar que se cumpra na Cidade-Estado e suas áreas de influência sobre a Lacedemônia, nos termos que se seguem, as Determinações dos Tronos, expressas nos termos da presente

Κύριγμα Βασιλικόν

PROCLAMAÇÃO REAL

Nº 03/25 DO 4º ano da 700ª Olimpíada

 Que reabre o anfiteatro de Zeus Órquios e nomeia Primeiro Geronte o esparciata Anaxandros Erikaios de Elos 

1ª determinação. Que se abram os portões do Anfiteatro de Zeus Órquios, e que se proceda à sua manutenção após os anos de inatividade, para que o Colégio de Gerontes retome suas sagradas atribuições como guardiões das leis de Esparta.

2ª determinação. Em conformidade com os princípios da Grande Retra Restaurada, nomeamos para o cargo de Primeiro Geronte, para a legislatura de 2025, o esparciata Anaxandros Erikaios, da Comuna de Elos, a quem entregamos os símbolos, acessos, autoridade e honrarias próprias do ocupante da cadeira presidencial do Colégio de Gerontes. Que sua liderança fortaleça os fundamentos da pólis e guie a Gerúsia no cumprimento de seu elevado dever.

Dado da Acrópole dos Tronos, na Pólis Sagrada,
2º dia do Elaphebolion do 4º ano da 700a Olimpíada,
2º dia de março do ano de 2025 do tempo comum

 

Sua Majestade Real
Ágis V dos Ágidas

Rei da Pólis, Diarca de Esparta,
Senhor do Trono de Póllux, Pai Fundador da Polis e Príncipe do Peloponeso,
Duque de Rümmingen, Conde dos Ágidas, Barão de Redange e de Sonthofen etc
Ceryx de Atena Chalkioikos e Zeus Ouranios